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A importância da Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde


A qualidade dos serviços em instituições de saúde é um fator essencial para uma administração eficiente e deve abranger a qualificação profissional, educação continuada, parque tecnológico moderno e programas de prevenção e rastreamento de doenças.


As unidades de saúde devem deixar de ser apenas um local de prevenção e assistência passando a ser vista como organizações que necessitam de gerenciamento com foco no paciente.


Adotar um sistema de gestão da qualidade (SGQ) significa mudanças nos hábitos, aprimoramento de competências e processos buscando bons resultados e melhoria contínua dos serviços através de planejamento de decisões estratégicas que irá garantir a excelência, segurança e a satisfação dos clientes.


A implantação do sistema de gestão deve partir de objetivos bem definidos, prazos, indicação de responsáveis e tarefas especificadas que irão cooperar para a conquista da certificação. A decisão é desafiadora, porém o mais laborioso é manter o sistema de gestão ativo e se beneficiar de seus resultados continuamente.


Sua eficiência e resultados são avaliados através de auditorias, que fornecem as orientações para que atendam os requisitos dos clientes e a normatização pertinente.


As auditorias do sistema de gestão são realizadas de duas formas:


? Interna: tem a finalidade de desenvolver ações que auxilie o alcance dos objetivos da qualidade para gerenciamento de riscos com o objetivo de melhorar as operações.


? Externa: é aquela realizada pela empresa Certificadora de forma a avaliar a eficiência do sistema de gestão através de evidências. As evidências podem ser comprovadas por registros, indicadores, relatórios e documentos que compõem o sistema.



A Certificação ISO 9001


A ISO (Organização Internacional de Padronização) é uma federação mundial composta pelos representantes de cada país, no Brasil representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).


A ISO 9001 é uma norma básica voltada para melhoria contínua e padronização de processos com foco no cliente, ou seja, é uma norma com boa amplitude, não se restringindo a indicadores e padronizações de processos assistenciais. Dessa maneira, é uma das mais conhecidas e tem sido utilizada por diferentes segmentos na área da saúde.


A conquista da certificação para uma instituição de saúde significa que atingiu os requisitos da norma adequando-se aos padrões globais de qualidade, revelando profissionalismo, eficiência e confiança, servindo assim como exemplo para seus clientes, colaboradores e também para o mercado.



Assemed Laudos uma empresa certificada pela ISO 9001.


O conceito de gestão da qualidade em saúde vinculado à sustentabilidade levou a Assemed Laudos a se transformar, buscando cada vez mais a profissionalização de seus setores. Isso porque a proposta incentivou mudanças na gestão que alcançassem a excelência nos processos, associadas à reestruturação e à inovação.


Iniciamos o processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade em 2018.


O desenvolvimento do sistema de gestão partiu de um cronograma baseado nos requisitos da norma ISO 9001:2015. Foram utilizadas as ferramentas de qualidade: Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) e Matriz Swot para o levantamento de pontos fortes, pontos fracos, descrição dos processos, conhecimento das oportunidades de melhorias e tratativa de não conformidade e mudanças.

 

A implantação contou também com a participação de todos os setores da empresa para a descrição de procedimentos operacionais, fluxos e rotinas da prestação de serviços médicos ofertados pela empresa e a Direção foi parte fundamental no apoio para a aprovação e implementação de todos os processos.


Firmado o planejamento estratégico as ações foram tomadas no decorrer do ano. Os processos foram implantados setor a setor em busca da melhoria contínua dos serviços prestados.


A empresa foi certificada em 2019 com um sistema de gestão eficiente que se mantém em constante apuração de dados para controle da satisfação dos clientes, crescimento e desenvolvimento interno, bem como identificação das oportunidades de melhoria.


Nossa Política da Qualidade:


?A Assemed Laudos tem como compromisso a prestação de serviços de saúde, de modo atuante, desenvolvendo as melhores práticas de gestão e atendimento médico assistencial, satisfazendo os clientes e partes interessadas, buscando atender suas necessidades com qualidade, agilidade, bem como o cumprimento dos requisitos contratados e melhoria contínua dos processos?.


Acreditamos que fortalecer o processo de qualidade em empresas da área de saúde significa aproximar as áreas técnicas e estratégicas para proporcionar o atendimento de excelência ao paciente.

 

Sandra Renata Pastor

Gerente Administrativa

Assemed Laudos                                          



Fonte:

https://gestao-de-qualidade.info

https://portaldeauditoria.com.br