builderall


Avanços na Telemedicina



O exercício da medicina, utilizando as tecnologias de informação e de comunicação para o envio de dados e imagens radiológicas com o propósito de emissão de relatório e como suporte às atividades desenvolvidas localmente é o que chamamos de Telerradiologia (Resolução 2.107/2014).


Esta atividade foi implementada no Brasil na década de 90 em modelos experimentais e em centros de estudo e pesquisa tendo grande desenvolvimento na década seguinte quando surgiram as pioneiras empresas de Telerradiologia, entre elas o Grupo Assemed.


A Assemed Laudos nasceu em 2004 e iniciou suas atividades neste ramo assim que foi regulamentada através da visão empreendedora de seu sócio Dr. José Fernando Denardi, médico radiologista.

O conceito de Telemedicina difundiu-se com a Declaração de Tel Aviv em 1999, onde tem a Tecnologia da Informação e Comunicação foram revertidas para realizar ações médicas à distância, como por exemplo, suporte ao paciente. Em nosso cenário atual inseridos na Pandemia do COVID-19, o Conselho Federal de Medicina, no dia 19 de março de 2020, emitiu um ofício ao Ministro da Saúde Dr. Luiz Henrique Mandetta, reconhecendo a possibilidade e a eticidade do uso da Telemedicina no País, que foi aprovado em Projeto de Lei (PL 696/2020) pelo Senado em 31/03/2020.


A Telemedicina está sendo fundamental para auxiliar os pacientes enquanto mantemos nossa população em isolamento social, assim como a Teleorientação e Telemonitoramento frente aos pacientes que se encontram com suspeita ou com a doença, seguidos em seu domicílio.


Desta forma, a COVID-19 está sendo um fator marcante tanto na história da nossa população quanto para a medicina, impulsionando a Telemedicina na busca de avanço medicinal e promoção da saúde.



Mirella S. de Miranda Lopes

Setor de Licitação e Contratos

Assemed Laudos