builderall


Inteligência Artificial dentro da Telerradiologia e Telemedicina

  

A inovação aplicada na melhoria do Diagnóstico por Imagem


O ser humano apresenta, durante a passagem do tempo, uma constante de avanços na facilitação dos processos diários para o mantenimento da vida. Conforme as necessidades foram mudando, houve uma modificação no comportamento da sociedade e a importância que as comunidades passavam a dar ao ambiente pessoal, social e profissional.


Durante as eras, a busca do conhecimento sempre foi inerente à capacidade humana, já que compreender a si e o meio em que está inserido lhe competia maior possibilidade de sobrevivência e perpetuação da espécie. O objetivo da criação de métodos e artifícios para manutenção da vida foi o que deu início a medicina que conhecemos hoje, à proporção que indispensabilidade de técnicas avançadas foram surgindo, o desenvolvimento foi sendo cada vez mais rápido e conciso.


A tecnologia vem auxiliando na metamorfose da nossa sociedade, sendo implementada na transformação de uma cidade inteira ou uma simples modificação em um aparato tecnológico utilizado no nosso dia a dia. Nesse contexto, não é uma surpresa encontrarmos inteligência artificial em todos os lugares, inclusive na medicina.


Sistemas computadorizados de auxílio diagnóstico vêm sendo desenvolvidos com o objetivo de melhorar a acurácia de resultados, a redução da carga de trabalho e repetição de análises de baixo valor cognitivo dos profissionais especialistas, a consistência na interpretação médica, a avaliação prognóstica e o suporte a decisão terapêutica. A inteligência artificial tem se tornado cada vez mais presente na medicina diagnóstica, mas apesar do enorme potencial que estas ferramentas possuem, ainda há limitações na rotina clínica.


O que mais observamos nos avanços médicos é a crescente de novas tecnologias. Desde a criação de instrumentos cirúrgicos a inovações computacionais, o ser humano tem inserido um novo panorama de atenção integral ao paciente e otimização de atendimento, e um caminho para isso é a Inteligência Artificial. As vantagens e ideias da inteligência artificial na medicina estão relacionadas ao avanço da tecnologia para auxiliar diversos hospitais e clínicas médicas com lembretes e alertas, armazenamento de dados, auxílio no diagnóstico de doenças, sequenciamento de genes, interpretação de imagens e outros.

 

Um instrumento da Medicina que tem sido muito utilizada durante a pandemia da covid-19 é a telemedicina, que abrange toda a prática médica realizada à distância, independente do instrumento utilizado para essa relação. A prática teve origem em Israel e é bastante aplicada nos Estados Unidos, Canadá e países da Europa.


A telemedicina, de acordo com o Conselho Federal de Medicina, está inserida em um conceito mais amplo, conhecido mundialmente como eHealth ou ?Saúde Digital?. Segundo a Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS), eHealth é qualquer aplicação da internet utilizada em conjunto com outras tecnologias de informação, focada em prover melhores condições aos processos clínicos, ao tratamento dos pacientes e melhores condições de custeio ao Sistema de Saúde. As ferramentas da IA se apresentam como Prontuário Eletrônico (ePaciente), Saúde Móvel (mHealth), Big DataCloud Computing, Medicina Personalizada e Telemedicina propriamente dita.


Já a telerradiologia é a prática da radiologia a distância e é uma subespecialidade da telemedicina, fornecendo a transmissão de imagens de exames, sua interpretação e elaboração de laudos em um processo totalmente eletrônico, possibilitando que médicos radiologistas possam atuar de forma remota na análise de exames médicos.


Com a telerradiologia, ter acesso a médicos radiologistas especialistas sem locomoção ou trajetos distantes se tornou mais simples às redes de saúde, contribuindo na emissão de laudos a distância e assessoria médica para realização de exames mais rápidos de alta qualidade e com menor custo.


Para tudo funcionar, nas décadas 80 e 90, empresas iniciaram testes e fabricação de aparelhos capazes de digitalizar informações médicas, mas existiam problemas de compatibilidade de sistemas. Foi quando surgiu o padrão DICOM, um protocolo construído para padronizar os arquivos digitais produzidos a partir de exames de diagnóstico por imagem, que foi a base para a criação do Picture Archiving and Communication System (PACS) - Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens).


O sistema PACS permite o envio das imagens de exames para uma central de radiologia. O software de telerradiologia tem como função armazenar as imagens dos exames hospitalares laudados. As informações ficam disponíveis para visualização em estações de trabalho ou sistemas localizados na web, como as plataformas utilizadas pela telemedicina.


Para que o sistema PACS possa trabalhar com todas as suas funções necessita-se da integração com mais duas ferramentas, a Radiology Information Systems (RIS) e a Hospital Information Systems (HIS), que permitem sincronizar as informações dos pacientes com seus respectivos prontuários e exames.


Assim como as tecnologias que acompanharam o desenvolvimento da vacina, dos transplantes e dos exames de imagem causaram estranheza quando surgiram no mercado, a Inteligência Artificial ainda terá de caminhar por um tempo para obter a confiança total de pacientes e profissionais da saúde. Já não é tão excêntrico encontramos o uso de dispositivos wearables, nano robôs, farmacogenômica, impressão em 3D de órgãos e próteses, e, até mesmo, cirurgias robóticas na rotina médica atual.


A intenção é que algoritmos contribuam para a redução de erros em diagnósticos, qualificando as análises e deixando aos seres humanos a tarefa de aprimorar a tecnologia, baseando-se em uma visão empática e particular do paciente.


Esses atendimentos devem ser cada vez mais personalizados, elevando a eficácia de tratamentos médicos.

 


Artigo extraído da Tese TCC apresentada em 13/10/2021, tendo, como banca encaminhada Dra.Kátia de A.G Denardi, Mestre Fernanda Queiroz de Oliveira e Mestre Daniel Aparecido Vital.




Nubia Ceglio Barreto

Central Médica

Assemed Laudos

???