builderall



Os caminhos do Marketing


 

O Marketing nasceu na década de 50 e com ele veio a publicidade e vêm se transformando a cada dia. É uma área focada na geração de valor sobre o produto, serviço ou sobre a própria marca de um negócio, tendo como objetivo a conquista e a fidelização de clientes.


As transformações ocorreram devido às mudanças no meio mercadológico, o Mix de Marketing de Neil Boden (1950) e os 4ps Produto, Preço, Praça e Promoção por Jerome McCarthy (1960) acompanharam o crescente aquecimento do mercado.


As táticas de marketing mudaram significativamente com produtos e demandas, pois os consumidores se tornaram mais seletivos e exigentes:


       ? O Marketing 1.0 se ateve em marcas, pesquisas e reavaliações de abordagem.


       ? Na década de 70, a evolução para a segunda fase do Marketing, utilizou os recursos de serviço de fidelização desse cliente.


       ? Com o avanço da tecnologia e as questões ambientais surgiu o Marketing 3.0 focado nos sentidos emocionais e funcionais dos clientes.


       ? A quarta fase do Marketing ainda segue muitos preceitos da terceira, entretanto se volta 100% para a internet e conteúdos relevantes e estruturados para atrair os clientes, indo além dos produtos e serviços, focando em habilitar e capacitar a experiência e contar histórias.


Ampliar a percepção do cliente ajuda a construir relacionamento, neste contexto, os vídeos (Stories) e serviços de voz são as novas apostas do marketing para atrair a geração cada vez mais tecnológica.

                                                                                              


Alessandra L. Almeida

Setor de Marketing

Assemed Laudos