A importância do laudo Radiológico de Qualidade


O laudo radiológico é documento complementar valioso aos exames diagnósticos realizados.


A confecção de um laudo começa no momento em que se realizam as imagens médicas a serem laudadas. Ter aquisições de qualidade e de bom posicionamento feitas pelos técnicos de Raio-X são de extrema importância no reconhecimento dos achados radiológicos.


A análise das imagens deve ser feita por profissionais capacitados, a Resolução do CFM 2.235 de 01 de outubro de 2019 determina que os laudos radiológicos sejam realizados por especialistas da área, dando maior protagonismo aos Radiologistas. A revista do CRM Boletim de abril de 2020 - Informativo 376, incentiva que sejam feitas denúncias dos locais que realizam exames de Raio-X sem o laudo confeccionado por estes especialistas.


É imprescindível estar incluído no laudo médico dados clínicos, data e hora da realização, técnica do exame e se há utilização de um fármaco. O corpo do laudo deve ser estruturado e conter indicação, achados do exame com descrição minuciosa e um parecer ou conclusão. Caso haja necessidade pode ser acrescentada a sugestão de um método adicional de diagnóstico. Em alguns casos a análise comparativa com exame anterior pode fazer uma grande diferença na observação dos achados.


O relatório radiológico é o principal veículo de comunicação entre o radiologista e o clínico e é parte integrante do exame. Os médicos solicitantes buscam relatórios detalhados, preferencialmente com linguagem objetiva, conclusões pertinentes, sugestões de acompanhamento e investigação de diagnósticos diferenciais.


Com o aumento da complexidade dos métodos diagnósticos, o relatório radiológico assume papel ainda mais relevante, parte indissociável, de tal modo que o serviço de radiodiagnóstico deve sempre manter um médico radiologista à disposição discussão de casos com o corpo clínico.



Núbia Ceglio

Setor de Digitação

Assemed Laudos