
A Sustentabilidade emergiu na década de 1970, entre os movimentos ambientalistas, na tentativa de pensar em um desenvolvimento socioeconômico menos agressivo ao planeta. Mas foi somente na década de 1980 que essa idéia tomou corpo e passou a ser mundialmente discutida (ALENCASTRO 2012).
?Podemos entender a sustentabilidade como um conceito sistêmico relacionado à continuidade do desenvolvimento dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana? (AMATO NETO, 2015).
Hoje ser sustentável é uma oportunidade para as empresas, independente do seu segmento, porte ou localização geográfica, já que a filosofia ecológica abre, para o mercado, uma vastíssima quantidade de novos negócios. E também é um desafio, pois é preciso repensar seus processos produtivos e a forma de se relacionar com seus stakeholders.
Pensando nos aspectos ambientais e econômicos e no futuro de nosso planeta, a Assemed Laudos está expandindo suas ideias e atitudes para a sustentabilidade e criou uma usina solar utilizando energia solar fotovoltaica, que é uma energia limpa, sustentável, renovável e que não emite poluentes.
Além disso, aqui na nossa Central de Laudos, utilizamos Squeeze para diminuir a produção de lixo e plástico. A adoção de garrafinha individual reduz a poluição, pois o plástico não é biodegradável e polui o meio ambiente, demorando mais de 200 anos para se decompor, além de sua produção utilizar muita água e energia elétrica.
Do ponto de vista social e cultural, tem promovido treinamentos que são primordiais para o desenvolvimento contínuo e consistente dos colaboradores de qualquer negócio. Assim pratica essas ações sustentáveis, oferecendo aos seus colaboradores, palestras, treinamentos e cursos custeados pela a organização.
Sabemos que a sustentabilidade empresarial, além de respeitar o meio ambiente traz diversos benefícios para a organização, melhorando a imagem, reduzindo custos, melhorando a lucratividade e tantos outros
Ana Claudia Santos
Analista Financeiro Pleno
Assemed Laudos