builderall


Inteligência Artificial contribuindo para o diagnóstico precoce do câncer de mama

  

Em estudo realizado pela equipe de Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação (CSAIL) do Instituto de Tecnologia (MIT) e do Hospital Geral de Massachusetts (MGH), foi criado um modelo de aprendizagem alimentado por mais de 80.000 resultados de mamografia que ?aprendeu? a identificar padrões sutis no tecido mamário, precursores de tumores malignos.


Segundo Barzilay e Lehman, esta ferramenta se validada e disponibilizada para uso generalizado pode realmente melhorar as estratégias atuais para estimar o risco de desenvolvimento do câncer de mama.


Com o avanço do processamento da imagem digital através do Computer Aided Detection (CAD) e banco de dados ampliado. Este modelo esta cada vez mais confiável na missão do diagnóstico precoce do câncer mamário.


Alguns serviços utilizam-no com o intuito de prover uma dupla leitura. Seu objetivo é alertar o radiologista para áreas suspeitas e o mesmo irá decidir sobre a conclusão do exame. O CAD tem sido experimentado desde 1960 e atualmente em diversos sistemas CAD estão disponíveis e tem aprovação de agência americana Food and Drug Administration (FDA), entre eles ImageChedcer e SecondLook.


?Esperamos que toda a população tenha acesso a esta tecnologia e não apenas as grandes instituições de ensino e pesquisa e classes sociais mais favorecidas.

 

Dra. Kátia A.G.Denardi