
Administrar uma empresa não é uma tarefa fácil para nenhum empreendedor brasileiro. Uma gestão eficiente está muito alinhada a planejamentos operacionais detalhados e bem analisados, fazendo toda a diferença na conquista de bons resultados. E como colocar em prática?
O planejamento operacional é responsável por transformar metas em tarefas executáveis e lida com os processos e recursos da empresa.
Seu objetivo é gerar resultados em curto prazo e definir as tarefas a serem realizadas pelos colaboradores conforme sua qualificação. A elaboração de um plano operacional é de responsabilidade das chefias dos setores junto com a gerência e são necessárias algumas estratégias:
? Análise dos objetivos: meta a entregar.
? Planejamento do tempo: cronograma com os prazos de cada etapa.
? Planejamento dos recursos aplicáveis: interação com a direção/financeiro.
? Avaliação dos riscos: contingências se nada sair como planejado.
Estas atividades são extremamente importantes para minimizar tempo e recursos, deixando claro todas as ações necessárias para atingir o objetivo, sendo importante para a empresa que todos os colaboradores tenham conhecimento do processo operacional a ser implantado, pois quanto mais pessoas envolvidas, maior o comprometimento e melhor as chances de sucesso.
O envolvimento e energia da liderança na divulgação de seus projetos trazendo sua equipe à participar de modo criativo alcança os melhores resultados!
Para mim o trabalho em grupo e envolvimento são as palavras chaves para descrever estes processos.
Jaqueline Pereira
Supervisora Administrativa
Assemed Laudos